Goiás terá um Centro de Ciências e Tecnologia Mineral. O acordo foi firmado entre o Governo de Goiás, com investimento previsto de R$ 28 milhões. A estrutura será instalada na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UFG), no Campus Aparecida de Goiânia. O diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG), Tiago Almeida, explica que o centro atuará em diversas frentes, como o desenvolvimento integrado de pesquisas em processamento de minerais, com foco especial em terras raras e remineralizadores de solo, além da oferta de cursos e capacitações voltados à formação de novos especialistas. Além disso, o projeto prevê inovação em diferentes áreas da mineração, incluindo agrominerais, minerais destinados à construção civil, gemas e minerais estratégicos ligados à transição energética e à segurança alimentar.