Os casos de meningite avançaram em Goiás neste ano. Ainda que não haja um surto, o número reforça a importância da prevenção à doença. Em 2026, a Secretaria de Estado da Saúde já confirmou 80 casos e 20 mortes. Embora o total de notificações apresente queda gradual desde 2018, a gravidade de tipos específicos e a baixa adesão às campanhas de vacinação preocupam as autoridades. O cenário atual revela que a maior ameaça vem do pneumococo. A bactéria atingiu o patamar recorde de 53% de letalidade neste ano e afeta principalmente idosos com mais de 60 anos e bebês menores de um ano. De acordo com o médico Marcelo Daher, o monitoramento constante dos agentes causadores é fundamental para entender o comportamento da doença. Daher explica que, apesar do número de mortes, os casos registrados até o momento são considerados aleatórios e estão espalhados por diferentes regiões, o que descarta, por enquanto, um cenário de epidemia ou surto localizado.