Por conta da Temporada do Araguaia, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alerta para os cuidados necessários durante o período de lazer. A temporada começa no fim de junho, tem pico em julho e se estende até agosto. A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES-GO, Cristina Laval, destaca a importância de manter a hidratação adequada e adotar medidas simples de proteção, como o uso de protetor solar e roupas apropriadas, principalmente em áreas de mata e durante exposição prolongada ao sol. Também é recomendada atenção à validade dos alimentos e ao consumo de água tratada. A orientação é priorizar alimentos preparados de forma segura para reduzir o risco de doenças diarreicas agudas. Em caso de sintomas persistentes, como vômito e diarreia, especialmente em crianças e idosos, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente para evitar a desidratação.